Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Publique Ideias | September 23, 2014

Scroll to top

Voltar ao Topo

Nenhum Comentário

Veja como conseguir o visto de estudo para os Estados Unidos

Veja como conseguir o visto de estudo para os Estados Unidos

As dicas são importantes para quem pretende conseguir o visto americano.

Estudar nos Estados Unidos é o sonho de muitos brasileiros. Seja para estudar inglês, fazer um intercâmbio com universidades dos EUA para concluir sua graduação ou melhorar seu currículo com um curso de pós-graduação.

Tipos de Visto

  • F1 – destinado a cursos universitários e de línguas;
  • M1 – destinado a cursos vocacionais e/ou não-acadêmicos;
  • J1 – destinado a intercâmbio, high school, au pair, estágios e “work and travel programs”).

Todos eles podem ser consultados no site da Embaixada Americana no Brasil, que também disponibiliza todas as informações necessárias para obtenção do visto.

Minha intenção não é te dar o caminho das pedras, que é facilmente conseguido no site da Embaixada Americana, mas sim fornecer dicas e informações úteis para facilitar o processo.

Data de Agendamento do Visto

Existem algumas empresas que podem te auxiliar nessa questão. Porém, geralmente as datas disponíveis nos consulados de São Paulo, Recife e Rio de Janeiro se encaixam no cronograma (imaginando que o pretendente ao visto está se programando com pelo menos 6 meses de antecedência). Na página de serviços de Informações de Vistos da Embaixada, há a previsão de espera e a próxima data disponível para agendamento da entrevista. Caso esteja com urgência e/ou necessite de auxílio com todo o processo, desde o pagamento das taxas, até o preenchimento do formulário e obtenção dos documentos necessários, indico a empresa Costa Visto.

Dicas Importantes

  • Ter o comprovante de matrícula da entidade nos Estados Unidos é o primeiro passo para ter sucesso;
  • É importante haver bens no imposto de renda da pessoa que irá financiar a viagem. Carros, imóveis e aplicações financeiras comprovam que a pessoa tem patrimônio noBrasil e poderá arcar com todas as despesas que o estudante terá durante todo o período.

Dia da Entrevista

No dia do agendamento, entre espera, checagem de documentos, entrevista e pagamento da taxa para devolução do passaporte, todo o processo pode durar até 4 horas. Portanto, se tiver filhos menores de 13 anos que irão viajar, evite leva-los, pois a presença deles não será necessária.

Geralmente as entrevistas são rápidas e ultimamente mais de 90% dos brasileiros conseguem o visto. Seguem dicas para o dia da entrevista:

  • Não leve celulares ou qualquer eletrônico. É proibido entrar com eles no Consulado (mesmo desligados) e um guarda volumes ali por perto custa cerca de R$ 5,00;
  • Também deixe mochilas e bolsas em casa, pois demoram mais para serem revistadas;
  • Faça um checklist dos documentos e confira alguns dias antes. Se algo estiver errado, ainda conseguirá arrumar;
  • Leve caneta;
  • Tenha todos os documentos salvos em um pendrive. Se algo estiver ilegível ou necessitar de alteração, você poderá imprimi-los novamente. Tem uma “pancada” de gente na porta do consulado tentado levar algum dinheiro.

Boa sorte em sua entrevista. Não deixe de compartilhar como foi sua experiência!!!

Até + !!!

Fonte: Viajando com Eles

Comentar via Facebook

Comentar via Publique Ideias